sábado, 31 de janeiro de 2009

PIB GOIANA, PE (1892)

O templo da PIB GOIANA, na Rua do Limoeiro.

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE GOIANA (1892)

A Primeira Igreja Batista de Goiana foi organizada em dezembro de 1892, no litoral norte do Estado, pelo trabalho missionário de dois jovens alunos da classe teológica de William Edwin Entzminger - Emigdio Bento Alves e Juvêncio Índio do Brasil -, e, depois de Miguel Rezende, evangelista da PIB Recife, que pregaram o Evangelho de Cristo na região. O missionário Entzminger fez duas visitas, batizando os vários con-vertidos e na segunda visita, em dezembro de 1892, organizou essa igreja com sete membros, ficando a diretoria constituída de: pastor William Edwin Entzminger, diácono Jose Sabino, secretário e tesoureiro Miceno Rodrigues da Silva, evangelista Miguel Rezende.
Enztminger escreve a respeito dos pioneiros: "Faziam parte da nossa igreja dois moços que francamente se tinham deixado imbuir do espírito evangelístico e que se chamavam Emydio Bento Alves e Juvêncio Índio do Brasil. Num rasgo de enthusiasmo, esses dois moços se abalançaram a empreender uma viagem de 90 leguas a pé, incluindo no seu itinerário a cidade de Goyanna. Foram os primeiros arautos que fizeram a propaganda Baptista em Goyana, sendo o trabalho premiado com a conversão de algumas pessoas. Na minha primeira visita a Goyanna baptizei a José Sabino e Miceno Rodri- gues da Silva. E nessa conjuntura veio para os baptistas um jovem por nome Miguel Rezende que se declarava desejoso de consagrar sua vida a evangelização dos seus patrícios. Enviei-o a Goyanna como evangelista, onde ficou trabalhando. Antes do fim do anno de 1892 fui a Goyanna e baptizei mais 7 pessoas. Por ocasião dessa visita organizei a Igreja Baptista Goyannense com 9 membros, ficando a diretoria assim constituída: pastor, W. E. Entzminger; diácono, José Sabino; secretario, tesourei- ro, Miceno Rodrigues da Silva e evangelista Miguel Rezende" (MESQUITA: 1930, 27).

O pastor Eloy Correia de Oliveira assumiu, em 1906, junto com Moganga (Siriji) o pastorado da Igreja Batista de Goiana, para onde se mudou com a familia. O pastor Manoel Corinto Ferreira da Paz sucedeu a Eloy Correa no pastorado. Depois veio Pedro Falcão, Manoel Rodrigues Machado (1940), Amaro Alves de Lima (1966) e outros.

A PIB Goiana, em 1968, desligou-se da Convenção Batista Evangelizadora e da CBB e filiou ao Movimento Renovação Espiritual (hoje Convenção Batista Nacional)

Missionario William Edwin Enztminger, o fundador

Nenhum comentário:

Postar um comentário