TEMPLO DA IB AFOGADOS, RECIFE
A Igreja Batista de Afogados foi organizada no dia 23 de maio de 1923, por um grupo de crentes residentes no bairro de Afogados, que foram eliminados da Igreja Batista da Rua Imperial, junto com alguns oriundos da IB Recife e outros vindos da IB Muribeca (depois adotou o nome de IB Salgadinho). Estes crentes estavam insatisfeitos com a forma de tratamento e a campanha difamatória movida contra os missionários norte-americanos e aqueles que os admiravam, quando a IB da Rua Imperial era dirigida, interinamente, pelo pastor Djalma Cunha. O episodio é narrada por Leslie Leônidas Johnson:
“(...) depois de suportar por longos meses o evangelho de desaforo e de ódio contra os missionários, pregado publica e particularmente naquela egreja, acompanhado pela expulsão de três missionários inofensivos do seio da igreja, resolveram retirar-se e organizar uma egreja missionária conforme as normas do Novo Testamento, em Afogados” (Correio Doutrinal, nº 28-29, de 23 e 30 de novembro de 1923)
resolveram sair da igreja e formar uma nova agencia do Reino de Deus, segundo os princípios bíblicos.
O culto de organização da Igreja Batista de Afogados foi realizado ao ar livre, defronte do imóvel nº 371 da Rua Nicolau Pereira, em Afogados, em face do grande número de presentes. O concilio de organização foi composto pelos pastores Augusto Felipe Santiago (presidente), Arnaldo Edmund Hayes, John Addison Tumblin, Evereth G. Wilcox, Robert Stanley Jones, James Leonel Downing e Leslie Leônidas Johnson e pelo diácono Symphronio Marinho da Motta (secretário). Examinadas as cartas demissórias dos candidatos, o concilio recomendou a organização observando os costumes das igrejas batistas. A declaração de fé foi apresentada pelo pastor Augusto Santiago e aceita de forma unânime pelos integrantes da nova Igreja. O seminarista Acácio Vieira fez a leitura do Pacto das Igrejas Batistas, que também foi aceito pelos membros da Igreja. A nova Igreja escolheu o nome de Igreja Batista Missionária em Afogados (na grafia da época Egreja Baptista Missionária em Afogados).

Nenhum comentário:
Postar um comentário